Antes de planejar uma estratégia de Marketing Digital a longo prazo, é necessário todo um planejamento; principalmente quando se trata do que vai ser postado nas redes sociais. Por isso, toda empresa precisa ter um calendário editorial para se basear e seguir de forma inteligente em direção ao crescimento.
É sempre bom lembrar que o calendário editorial pode ser usado em diversos setores, que precisam estar alinhados com uma estratégia a longo prazo. Nesse artigo vamos te ensinar a criar um calendário editorial de forma estratégica, confira abaixo:
1) Defina o objetivo central:
Antes de tudo, é preciso entender que o calendário editorial é como a parte central da sua estratégia de marketing de conteúdo. Deve atender a objetivos específicos, como a aquisição de novos clientes ou o reconhecimento da autoridade da marca no seu segmento de mercado. Para isso, é preciso entender bem o público que você quer atingir.
2) Estabeleça uma frequência de publicações:
A frequência das publicações é um fator importante na hora de colocar em pratica um calendário. É importante que tanto o site quanto as redes sociais estejam alinhadas com isso. Esteja atento quanto a isso e trabalhe de modo a ser bem visto pelos motores do Google para um melhor.
3) Monte um cronograma de produção de conteúdo:
É preciso saber que cada tipo de material tem processos de produção diferentes e demandam prazos maiores ou menores. Por exemplo, para a criação de um artigo, é preciso criar uma pauta, uma redação do texto e a revisão. No entanto, quando estamos falando de infográfico ou uma apresentação, além das etapas já citadas, existe ainda a fase de diagramação, que pode ser bem mais demorada, de acordo com o tamanho do conteúdo.
Para que o seu calendário editorial siga de forma correta, é importante que cada publicação seja planejada com antecedência para a produção do material. Além disso, é necessário o absoluto controle sobre o andamento dessa produção. Ter estratégias reservas também é um modo de garantir que não haverá “buracos” no seu calendário.
4) Escolha os canais adequados para divulgação:
É necessário entender que tipo de linguagem e conteúdo podem ser usados em cada rede social. A pesquisa do Google é um ótimo canal para que seu conteúdo seja encontrado. Porém, não se pode esperar somente pelas buscas de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. É preciso despertar o interesse nelas.
Além disso, você pode utilizar de outras ferramentas para propagar esses assuntos. O Mail Marketing por exemplo é quase indispensável quando se trata de vendas online. Os conteúdos mais profissionais também podem ser postados no linkedin.
5) Compartilhe com a sua equipe:
A melhor coisa de montar um calendário editorial é estar aberto a novas ideias, sugestões e outras oportunidades que possam te ajudar concluir uma boa estratégia. Além disso, sua equipe deve estar ciente de todas as ações que a empresa irá tomar durante a execução desse calendário.
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