Qualquer pessoa que comece estudar sobre Marketing Digital para implementar na sua empresa já deve ter ouvido falar no funil de vendas. Esse método é uma estratégia que orienta os clientes ao longo de sua jornada de consumidor desde o topo até o fundo do funil.
Para que o cliente percorra esse caminho, é necessário criar uma sequência de ações com estímulos de conteúdos relevantes é o que faz com que os leads se movimentem de uma etapa para outra.
Geralmente os estágios do funil de vendas são:
- Visitante/Assinante;
- Lead;
- Lead qualificado de marketing;
- Lead qualificado de vendas;
- Oportunidade;
- Cliente;
- Cliente fidelizado.
É necessário entender que para cada etapa do funil, um conteúdo específico deve ser feito, já que a comunicação e o interesse varia de acordo com os passos que o futuro cliente deve seguir.
Uma função interessante do funil de vendas é a segmentação do seu conteúdo, que só será consumido por quem realmente está interessado pelo seu produto ou serviço.
Confira detalhadamente essas etapas.
1) Visitante/Assinante:
O objetivo do topo do funil é atrair o máximo de pessoas interessadas na solução que seu negócio oferece. É chamado também de estágio de conscientização, pois não existe oferta direta de venda e sim a oferta de uma série de conteúdos que podem ser úteis.
Esse conteúdo pode ser oferecido através de posts nas redes sociais, artigos no blog, vídeos e email marketing que possam atrair a atenção do seu possível cliente para o negócio.
2) Lead e Lead qualificado:
Um dos maiores desafios do funil de vendas de marketing digital é mover os contatos para os próximos estágios do funil. Seu conteúdo gratuito foi útil, mas será que seu assinante quer saber sobre a sua empresa? Nesse estágio você nutre o cliente com mais informações para deixá-lo ciente de sua futura compra.
Através de formulários que o cliente pode preencher, você poderá entender que ele está disposto ou não a comprar o produto e se ele estiver disposto, isso o classifica para a próxima etapa do funil.
3) Lead qualificado de Vendas:
Esta é a fase do funil de vendas de marketing digital onde o lead está se preparando para tomar sua decisão final de compra. Nesse estágio, o possível cliente já conhece a solução e pode receber reforços de conteúdos para consolidar sua escolha. Forneça gráficos comparativos de preços, etc.
Os leads de venda podem ser atendidos diretamente pela equipe de vendas da empresa para conhecer mais sobre as soluções disponíveis para o seu perfil. O representante de comercial da sua empresa pode acompanhar a evolução das oportunidades de venda para fazer o fechamento da compra.
Após a primeira compra, o trabalho não termina. O cliente pode se tornar um cliente fidelizado.
4) Cliente Fidelizado:
Esse método é para que o cliente não se afaste após a sua primeira compra e se torne um grande consumidor do seu produto ou serviço. Esse método pode ser feito através de promoções, cupons de desconto e programas de fidelidade. Isso pode ser feito através de email marketing ou comunicados no whatsapp.
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