Para gerar lucro e reconhecimento no mercado brasileiro atual, qualquer empresa (principalmente se ela for uma micro empresa), é necessário um bom investimento de marketing e na publicidade, seja por ela em anúncios nas redes sociais ou pela mídia indoor (uma das ferramentas que a Franquia Santa Carga utiliza em seus Totens). Com a pandemia, o crescimento da publicidade do marketing tem sido afetado negativamente e positivamente, confira alguns dadosd abaixo:
O investimento na publicidade tem sido cada vez maior. Engana-se você que a pandemia de coronavírus afetou esse mercado. Segundo dados do Blog Midia No Alvo, 87% das pessoas começaram a usar cada vez mais o Instagram e o Facebook, incentivando as empresas a se reinventarem em seus anúncios e postagens dentro do meio digital.
Vale lembrar também que segundo dados do mostram que, em 2020, foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o país. Desse total, 535.126 eram microempresas (85%) e 91.757 (15%) eram empresas de pequeno porte.
"Em um contexto pós-pandemia, as marcas se deram conta que precisam comunicar e, para isso, reviram seu propósito. Elas entenderam que necessitam mostrar o que fazem de bem para se conectar com as pessoas". Comenta João Luiz Faria Netto, presidente do CONAR.
O crescimento da publicidade e do marketing se deu pela necessidade das empresas se reinventarem durante a pandemia. 62,4% das empresas brasileiras foram impactadas negativamente pela pandemia segundo o IBGE.
Indo para o lado do usuário, os consumidores também têm sido expostos a mais anúncios de produtos e serviços digitais. com isso as marcas aumentaram suas atividades publicitárias entre março e abril de 2020 como destaque para as empresas de pagamentos virtuais (+ 243%), ensino à distância (+ 28%), streaming (+ 27%) e delivery (+ 7%).
Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 104,2%. Diante disso, podemos concluir que, durante a pandemia, a maioria dos setores da economia do país foi impactada negativamente. Contudo, aqueles que já tinham ou aderiram ao e-commerce conseguiram destacar-se e lucrar financeiramente.