Antes de embarcar em qualquer empreendimento, seja ele uma franquia ou não, é necessário entender sobre ele. É necessário um trabalho de pesquisa, um constante aprendizado para que você não perca dinheiro e acabe se frustrando na hora de empreender.
Porém, existem mitos que todo mundo acredita a respeito das franquias e principalmente sobre começar a empreender. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre alguns desses mitos e entender a verdade que está por trás de cada um deles.
Confira abaixo:
1) "Investir numa franquia vai me dar dinheiro fácil":
De fato, comparado a um negócio tradicional, as franquias te dão a vantagem de começar na frente. Aqui na Santa Carga, por exemplo, você recebe todo o suporte necessário e todo aprendizado para ganhar dinheiro com o nosso modelo de negócio.
Mas é importante lembrar que as franquias também são empreendimentos como qualquer outro e necessita, sim, de um esforço para fazer a gestão, realizar a parte de vendas, cuidar do marketing, etc.
Segundo a ABF, o índice de mortalidade de uma franquia é até 7 vezes menor, mas é necessário que o franqueado trabalhe para a franquia poder crescer e se tornar fonte de renda principal.
Esse é um dos mitos que todo mundo acredita!
2) "Em uma franquia, vou trabalhar menos":
Quem renuncia a um emprego tradicional para investir em uma franquia com a esperança de trabalhar menos, pode acabar se decepcionando, e muito!
Como dono ou dona de uma franquia, você precisa lidar com a responsabilidade de estar no comando de um negócio.
Você vai precisar, sim, separar horas do seu dia para cuidar de toda a gestão do seu negócio, mas te garanto que esse esforço valerá a pena!
3) "Investir numa franquia é mais caro que um empreendimento tradicional":
Muito pelo contrário! Aqui, por exemplo, na franquia Santa Carga é exigido um investimento inicial muito menor que uma empresa convencional de mesmo porte exigiria.
Deve-se considerar nesse cálculo que o franqueado terá a sua disposição todo nosso know-how para ajudá-lo na implantação e nos primeiros passos da franquia.
Além disso, franqueado irá “pular” as etapas iniciais, e com o suporte da franqueadora evita uma série de erros comuns na fase de testes de um novo negócio – representando uma economia significativa de recursos.
4) "Uma franqueadora de grande nome garante o sucesso":
Não é tão simples assim. Como já falamos anteriormente, o trabalho do franqueado faz toda a diferença no sucesso do empreendimento.
Se ele não souber inovar, não investir em um bom atendimento ou não souber divulgar a marca, o negócio não prospera.
É claro que uma marca forte oferece uma vantagem por já ser conhecida do público, mas se apoiar apenas nesse sucesso é um erro que pode custar o negócio.
5) "investir numa franquia vai me dar retorno imediato"
Este é um mito para qualquer negócio. Após implantar uma unidade, é preciso de pelo menos alguns meses para que ela comece a se estruturar, amadurecer e ganhar dinheiro.
Claro que esse retorno financeiro vai depender da forma como você faz a gestão da sua franquia.
Quais desses mitos que todo mundo acredita você achou que era real? O sucesso de uma franquia, depende de um bom suporte da franqueadora, mas acima de tudo, ele depende do seu esforço como franqueado!
Gostou desse artigo? Siga a Franquia Santa Carga nas redes sociais para mais conteúdos como esse!
Quer empreender e não sabe como? Clica aqui!