Até os mais leigos no assunto provavelmente já ouviram falar de SEO, que consiste na otimização para mecanismos de pesquisa. Para qualquer modelo de negócio, a otimização para mecanismos de pesquisa impulsiona e impacta tanto nas vendas, quanto na visualização.
Quanto mais alto for o posicionamento do seu site para as consultas de pesquisa ideais, maior será a probabilidade de você gerar tráfego para ele. Afinal, muitos usuários (impressionantes 75%) tendem a não ir além da primeira página dos resultados de pesquisa.
Além de criar um texto de interesse para o seu público, são necessários alguns métodos para dar visibilidade a ele. Confira quatro dicas de SEO abaixo:
1) Defina a sua palavra chave:
Antes de criar qualquer texto, é necessário uma palavra chave, ou seja, o tema principal do seu artigo. Ela serve como o ponto inicial da sua postagem. Além disso, ela deve ter uma descrição forte do que a página trata e se conectar ao que a marca faz.
Existem diversos sites que podem te ajudam a achar as palavras chaves mais pesquisadas no google, como o Keyword Overview Tool e o Google Trends.
Escolhida a sua palavra chave? É hora de começar a produzir.
2) Use hiperlinks no seu texto:
Além de criar um texto de interesse do seu público, use dos links externos e internos no seu site. Através dele, você ajuda a segmentar o seu texto e torná-lo mais fácil de ser encontrado.
Para entender como funciona o hiperlink, basta lembrar de uma biblioteca, onde os livros são segmentados por tema e ordem alfabética. No meio digital isso é organizado da mesma forma.
Leia também: Cinco dicas para melhorar o marketing digital do seu negócio no Instagram
3) Adicione gráficos e imagens:
É importante que a sua postagem além de ser informativa, ela conter imagens e gráficos que possam ilustrar o assunto. Além de melhorar o entendimento, as imagens também funcionam como métodos de pesquisa. Elas auxiliam que o seu artigo seja encontrado.
Além disso, o seu texto não pode ser massivo e desconfortável aos olhos do leitor. Isso também impacta diretamente nas visualizações do seu site.
4) Use subtítulos:
Além de se preocupar com links e hiperlinks, o seu texto precisa ser dividido corretamente dentro do assunto que está abordando. Procure usar subtítulos para ajudar o leitor a encontrar o que ele procura. Essa também é uma maneira de fidelizar o publico do seu site, já que ali, ele sabe que vai encontrar determinado assunto da forma como ele gosta de ler.
Tente usar de três a quatro subtítulos em cada texto.