O marketing, alinhado com o setor de vendas, é responsável por trazer novas oportunidades de negócio para a empresa, principalmente por meio de campanhas que visam alcançar um determinado público-alvo. Para que as propostas de marketing cheguem ao cliente da melhor forma possível, é preciso escutar os problemas e apresentar uma solução. Assim, você reforça que está escutando as necessidade e aproveita a ocasião para vender seus serviços.
O marketing não deve ser visto como uma área distinta de vendas, mas, sim, complementar, por isso é importante que as duas áreas estejam em sintonia. Confira abaixo algumas dicas para alinhar o seu marketing para vendas
1) Se informe antes de falar:

Antes de qualquer coisa. Você precisa conhecer o seu público alvo. Existem alguns exercícios para que você possa colocar em pauta e descobrir detalhadamente como se comunicar com os seus possíveis clientes.
Entre eles estão:
- Conhecer a língua deles: não assuma que eles sabem a mesma linguagem que você. Tente adaptar a sua linguagem para que fique adequada com o seu público. Responda dúvidas a cerca do assunto, informe-os.
- Encontrá-los online: por meio de seu site, suas redes sociais, seus blogs pessoais e qualquer outro meio. As informações obtidas com essa pesquisa serão úteis quando você estiver falando com eles. Apenas tome cuidado para não compartilhar tudo o que você sabe.
- Substantivos apropriados: aprenda detalhes sobre seu público. Sempre que possível, evite declarações vagas e dê a eles nomes e lugares com os quais você sabe que se identificam. Se o seu público é anunciante, em que lugar eles anunciariam?
No final, tudo se resume a se colocar no lugar do comprador e se perguntar que necessidades você está satisfazendo para eles?
2) Ouça como um Chefe:

Em termos de marketing? Entenda o Ciclo de Compra.
O ciclo de vendas ou compras é um conjunto de etapas pelas quais um cliente em potencial geralmente passa na avaliação de um produto ou marca. Quanto mais curto é esse processo, mais próximos eles estão de entregar dinheiro.
Embora o “abandono” seja esperado em todas as etapas desse ciclo, é responsabilidade do profissional de marketing e do vendedor eliminar o máximo possível dessa perda.
Se você está tentando vender seus serviços para alguém que está no início do ciclo de compra, eles não ouviram falar de você. Eles provavelmente não entendem a linguagem específica do produto que você está usando.
Então, se você usar o mesmo tom que você usa para aqueles que estão no final do ciclo, você perderá uma grande força desde o início. Adapte seu discurso de acordo com o conhecimento atual dos clientes da empresa ou do setor.
Ouça os problemas do seu cliente e preencha com a solução. Reafirme o que você os ouve, descrevendo suas necessidades e, em seguida, ajude-os a visualizar como sua vida pessoal ou negócios melhorariam se você fizesse parte dele.

3) Venda-se:

Parte de ‘vender a si mesmo’ inclui muito trabalho, antes mesmo de falar com um cliente. Você precisará investir tempo refinando sua mensagem. Como você pode, clara e concisamente, comunicar seu valor em relação aos seus concorrentes de uma maneira que motive a ação?
Tente pensar no que pode ser o diferencial do que está oferecendo. Não se limite a uma tática e preste muita atenção naquelas que parecem gerar mais sucesso. Com experiência e reflexão cuidadosa, você poderá isolar os elementos de sua abordagem de vendas que geram mais vendas, usar a publicidade no Google, dentre outras táticas.
4) Não seja irritante:

Em termos de marketing? Não seja chato. Se tem uma coisa que irrita qualquer pessoa é o que alguém ofereça um produto ou serviço que não lhe atrai.
Pense por exemplo nas milhares de ligações de telemarketing que atrapalham a vida das pessoas. O mesmo acontece no marketing digital. Anúncios repetitivos e pop-ups do tipo “mas espere, não saia!” podem parecer agressivos e até desesperados.
Então, como podemos contornar isso? Pare de fazer vendas – converse.
A idéia por trás do marketing de atração é a seguinte: atrair clientes desenhando-os naturalmente em vez de empurrá-los estrategicamente em direção a você, o que nem sempre dá certo.
Dando todos os fatos ao cliente em potencial, depois recuando e deixando que eles decidam, você pode ter um salto significativo nas vendas.
No final do dia, todas as interações de vendas são sobre comunicação cara-a-cara. Da mesma forma que você ganha um amigo de verdade, da mesma maneira você ganha um cliente real.
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