Estamos a cerca de duas semanas para o fim do ano e o cenário não pode ser melhor para começar a empreender em 2023. Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, há cerca de 20 milhões de empresas ativas no país, sendo 2,7 milhões abertas em 2022. O Brasil está entre os países que mais empreendem no mundo: ele saiu da 13ª posição para a 7ª posição do ranking mundial de empreendedores, em uma escala de 50 países.
A pandemia da COVID-19, deu uma impulsionada nesses números. Em 2021, um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), registrou que quase 10% da população adulta está à frente de um empreendimento no país.
“Muitos fatores desencadeados na pandemia acabaram influenciando muitos a empreenderem: o home office e a possibilidade de conseguir equilibrar os pratos entre vida pessoal e trabalho; a insegurança em relação ao desemprego, causado pela crise; transformação digital, entre outros”, afirma o CEO do market4u, Eduardo Córdova.
Mas o que fazer antes de começar a empreender em 2023?
Confira algumas dicas abaixo:
1) Faça uma análise de mercado:
Para escolher em qual ramo de atividade empreender, muitos pensam somente no que gostam de fazer, isso com certeza também é importante, mas precisa analisar em conjunto qual problema você vai resolver, primeiro se ele de fato existe e qual o tamanho do seu mercado.
Procure estudar sobre o ramo que mais interessa e veja se é possível construir um negócio rentável.
2) Faça um benchmarking:
Procure nos seus concorrentes o que eles fazem, como eles fazem e veja quais os diferenciais que você pode oferecer com seu negócio. O benchmarking, diferente do que pensam, não é copiar a concorrência, e sim, ver se há espaço para um novo negócio no mesmo segmento ou possíveis carências do setor;
3) Estude o seu público:
Onde ele está? O que faz? Quanto estaria disposto a pagar pelo seu serviço ou produto? Faça essas perguntas incansavelmente até achar todas as respostas;
Tente construir a sua "persona" antes de empreender de fato.
4) Invista no Marketing:
Em todo começo de negócio, a verba não é assim tão grande, nós sabemos, mas reserve um pouco para divulgar seu negócio: seja investindo no tráfego pago ou um social media que entenda sobre o seu público. Além disso, a criação de um site e estar nas redes sociais.
5) Invista em uma franquia:
Se você não sabe como começar a empreender em 2023, saiba que as franquias estão entre os melhores métodos para começar; isso por que a Associação Brasileira de Franquias apontou que o risco de mortalidade é apenas 2,7% e esse número vem caindo entre os últimos três anos.
Em uma franquia você já investe em um modelo de negócio já validado e certificado, além de contar com um time de profissionais para te auxiliar.
A franquia também pode te trazer a liberdade de empreender em sair de casa, podendo montar a sua rotina da maneira que desejar.
Gostou do nosso artigo? Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Conheça a Franquia Santa Carga!