Produzir um conteúdo de marketing digital sem saber sobre o seu público, é como andar as cegas. Pode te fazer perder tempo e dinheiro! Por isso, as empresas tem reforçado a ideia de utilizar o Data Marketing para criação de conteúdos estratégicos.
Mas o que é Big Data e Data Marketing? O data marketing é uma abordagem orientada por dados, que também pode ser aplicada no marketing de conteúdo. Nessa perspectiva, toda estratégia, planejamento, produção e promoção de conteúdo é tomada a partir do conhecimento que os dados podem gerar sobre o mercado.
Através do big data, fica mais fácil para produzir conteúdos que possam atingir o seu público em potencial ou os clientes fidelizados. A criação de campanhas, a definição de público-alvo, a escolha de um novo canal, a produção de um conteúdo — tudo isso é orientado pelos dados.
Mas além dos dados mostrados, como "idade", "região", "sexo", é preciso ter um pensamento estratégico: "Como posso fazer para me comunicar com esse público?" , "Que textos e imagens eu posso usar para impactar essas pessoas?"
Mas como posso fazer o Data Marketing da minha empresa?
O Data Marketing é ideal para a construção da sua persona, ou seja, o perfil de pessoas que comprariam o seu produto ou serviço. Você precisa saber quem são elas, como vivem, do que gostam, quais são seus desafios e motivações, quais problemas precisam resolver e outras características. Assim, você vai entender melhor como construir um conteúdo relevante.
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Como coletar esse dados? Você pode utilizar de ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights e investir em tráfego pago, onde você pode visualizar melhor os dados da sua persona. Você também pode ter acesso a esses dados se baseando no seu histórico de vendas.
Outra dica é usar Google Keywords, que rastreia as principais hastags e palavras chaves que estão sendo pesquisadas dentro do assunto que está abordando. Isso pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado mais facilmente.