Em tempo de expansão da era digital, ficou impossível para qualquer empresa ou franquia, não utilizar do marketing como principal ferramenta para ganho de clientes e expansão da marca. Para trazer o diferencial da sua empresa, são necessárias algumas técnicas e ferramentas simples. Conheça as seis estratégias de marketing necessárias para alavancar o seu empreendimento abaixo.
Entre elas, estão algumas mais famosas para quem entende da área como Inbound Marketing e Outbound Marketing. Saiba mais detalhes:
1) Inbound Marketing:
Basicamente essa é a estratégia mais adotada pelas empresas atualmente, que é quando o cliente vem até o empreendimento. Também conhecido como marketing de atração, as estratégias de Inbound busca atrair clientes em potencial, nutri-los com conteúdos relevantes e convertê-los em clientes efetivos.
Esse tipo de marketing pode ser feito através do SEO, com publicações nas redes sociais e com o tráfego pago (já que algumas empresas também preferem esse método).
2) Outbound Marketing:
O Outbound Marketing é um tipo de estratégia mais tradicional. É a empresa que vai até os seus clientes de maneira ativa para oferecer seus produtos e serviços.
Dentre os exemplos de estratégia de marketing Outbound mais comuns, podemos citar os anúncios em rádio, TV e veículos impressos. Há também os outdoors e o patrocínio de eventos em que o público é o mesmo que a marca quer atingir.
3) Marketing Digital:
As empresas que fazem uso de Marketing Digital sabem que os potenciais clientes utilizam a internet para pesquisar soluções, pedir recomendações e investigar o histórico das marcas.
Nessa estratégia, podemos citar a criação de um site, a publicação de anúncios em sites parceiros, os links patrocinados, o envio de e-mail marketing e o uso das redes sociais. Vale lembrar também que o conceito estético também é importante nessa etapa. Saiba mais detalhes aqui.
4) Marketing de Relacionamento:
No Marketing de Relacionamento, o foco está em construir um relacionamento de longo prazo com os clientes a fim de satisfazê-los, fidelizá-los e torná-los promotores da marca.
Com o Marketing de Relacionamento, a empresa consegue se posicionar como autoridade e se diferenciar de seus concorrentes.
5) Marketing de Produto:
Esse tipo de Marketing é utilizado geralmente, quando a empresa quer lançar um novo produto ou serviço. A intenção é agregar valor à solução, aumentar a penetração no mercado e desenvolver um diferencial competitivo.
Também pode ser usado para promoção de e-comerce, fortalecendo a presença do que é o oferecido pela empresa no meio digital.
6) Endomarketing:
Por fim, temos uma das partes mais importantes do marketing de qualquer empresa: a comunicação interna. Voltadas para o público interno da empresa, o objetivo das ações de endomarketing é aumentar o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.
Como exemplos de estratégias de marketing interno, podemos citar os eventos especiais e as campanhas de gratificação, além de comunicados internos que possam aumentar o conhecimento da marca entre os funcionários.
Quer saber como aumentar as vendas da sua empresa e melhorar a sua gestão? Conheça os cinco vídeos da Santa Carga que todo empreendedor deveria assistir.
Não sabe no que investir? Conheça a Franquia Santa Carga.