Muito se fala dentro do empreendedorismo sobre capitação de leads e o quanto ela é importante para quem trabalha diretamente com vendas. Mas afinal, o que é? A Captação de leads significa atrair e conseguir de forma ética as informações de contato de pessoas interessadas nas soluções de sua empresa.
Mas antes, é preciso entender o que são Leads: pessoas que se interessam de alguma forma pelas soluções que sua empresa oferece e das quais você tem alguma informação para entrar em contato.
Nesse artigo nós vamos te ensinar cinco maneiras para capitar os seus leads e otimizar o lucro da sua empresa e a sua fidelização com clientes em potencial.
Confira abaixo:
1) Marketing de Conteúdo:
Quando se fala em como captar leads, o Marketing de conteúdo surge como uma das técnicas mais precisas. Através de artigos no blog, post nas redes sociais usando hastags e palavras-chave que condizem com o seu empreendimento, é possível atrair pessoas que tem interesse no seu produto ou serviço oferecido.
Através do Marketing de Conteúdo também é possível definir o seu funil de vendas, atingindo pessoas que procuram pelo serviço que você oferece mas ainda não conhecem o seu negócio.
2) "Cold calling":
Ligações frias são realizadas para entrar em contato com possíveis futuros clientes, mas que não as solicitaram. É uma forma de captação de leads que demanda muito esforço, mas só vai funcionar se o vendedor fizer uma boa pesquisa do perfil dos clientes ideais da empresa e ligar somente para pessoas ou empresas que atendam a esse perfil.
Existem algumas formas de mapear essas ligações com plataformas como Linkedin e até mesmo em comentários das redes sociais que podem mostrar a opinião e o ponto de vista do possível cliente.
3) Indicação de clientes:
Se você tem um quadro de clientes satisfeitos, por que não pedir indicações? Não tenha receio de pedir indicações para clientes. Em alguns casos, você pode até oferecer algo em troca disso. Uma prática bastante comum em B2C, mas que pode ser adaptada para B2B.
4) Parcerias com empresas que tem o mesmo público alvo (E não são concorrentes):
Por que não aumentar a visibilidade da sua marca em ações com parceiros? Algumas ações podem ser até benéficas como: um pacote de vendas de produtos similares com o seu, ações voltadas para o marketing de conteúdo junto a outra empresa e diversas outras maneiras de alcançar novos públicos para o seu negócio.
Procure empresas com características em comum com a sua e ofereça esse tipo de parceria na captação de leads.
5) Utilize Formulários:
Através de criação de artigos no seu site ou blog, você pode anexar formulários que ajudaram a entender o que o seu público anda buscando e assim, direcionar o seu conteúdo para que mais pessoas sejam atraídas a sua marca. Simples e rápido de fazer com ajuda de ferramentas como o Gloogle Forms, o Typeform ou o SurveyMonkey.
É importante que os formulários tenham dados como: idade, sexo e interesses comuns.
Aprendeu como funciona a capitação de leads? Conheça o nosso canal do Youtube onde abordamos esse e diversos outros assuntos voltados à empreendedorismo e marketing digital.
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