O Whatsapp se tornou um dos principais aplicativos de comunicação do país. Em uma pesquisa feita pelo Globo, cerca de 80% das pessoas utilizam o aplicativo para se comunicar com amigos, clientes e até mesmo empresas. Com isso, o aplicativo de mensagem se tornou uma poderosa ferramenta para comunicação, podendo trazer frutos para o seu empreendimento. Saiba abaixo como usar o Whatsapp como ferramenta de marketing:
1) Separe seu perfil pessoal do profissional:
Tenha perfis profissionais separados para os setores da sua empresa, como o de marketing, vendas ou manutenção. Quando você separa e distribui números para todos esses profissionais, eles conseguem controlar melhor os contatos realizados.
Se você é um empreendedor autónomo, tenha um perfil especializado para o seu empreendimento, onde deve ser definido um horário de atendimento.
2) Alinhe suas estratégias:
Se você tem um plano de marketing em outras redes sociais como Instagram e Facebook, você pode pensar em como direcionar esse conteúdo para o status do Whatsapp.
Mensagens motivacionais, conteúdos informativos e rápidos são bem vindos aqui. Vale lembrar que essa comunicação precisa ser alinhada com o o conteúdo postado nas redes.
3) Entre em grupos de interesse de seu público-alvo:
Se você quer usar o Whatsapp como ferramenta de marketing, inspire-se no marketing de conteúdo: seja relevante para seus clientes.
Evite ficar fazendo propaganda de produtos e serviços, seja reconhecido com uma referência na solução que sua empresa oferece ao mercado e não com aquela pessoa que vende tal produto ou serviço.
Faça parte de grupos em que falar de sua empresa seja relevante. Por exemplo: se você é um fraqueado que vende anúncios para o seu totem carregador, procure participar de grupos com o comercio da sua região para dar opiniões, divulgar materiais e links para conteúdos de sua empresa por lá. Seja sutil e apresente conteúdo, não propaganda!
3) Utilize vídeos para reforçar a sua marca:
O ideal é que você produza vídeos mostrando sua rotina como empreender e como a sua empresa trabalha com o produto ou serviço que ela oferece.
Assim que encontrar uma oportunidade de enviar para um cliente, faça-o rapidamente. Essa é uma forma muito eficaz de identificação: pessoas gostam de pessoas, portanto dar rostos para a sua empresa é incrível.
Para usar o WhatsApp como ferramenta de marketing é preciso ser ágil, já que trata-se de uma mídia de mensagens instantâneas.
4) Infográficos, Imagens e Gifs:
Fotos interessantes, infográficos explicativos e até gifs divertidos que têm a ver com seu negócio podem ser uma forma inteligente de como fazer marketing no WhatsApp e manter contato com os clientes.
Enviar um gif relacionado com a cultura daquele ramo de negócios pode ser bastante viral, se feito com os clientes e grupos certos.
5) Mensagens de voz:
Outro recurso poderoso de quem quer usar o WhatsApp para empresas são as mensagens de voz. Elas são rápidas, ágeis de enviar e você não comete erros de digitação, além de mostrar no seu tom de voz o que de fato quer passar para o cliente. Além disso, responder com sua própria voz soa como um atendimento personalizado.
Estude quais são as perguntas mais frequentes que os seus clientes fazem e já tenha em mente alguns discursos e argumentos prontos para respondê-las.
Gostou do nosso artigo? Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Não sabe no que empreender? Conheça a Franquia Santa Carga.