Se você está atento as vendas e ao marketing do seu negócio, você sabe que a Black Friday 2022 acontece no próximo dia 25 de novembro. Mas você sabe o que é a Black Friday?
Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo. É uma tradição iniciada nos Estados Unidos, que marca o início do período de compras de fim de ano.
O evento sempre ocorre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. A data é definida a partir do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês). Assim, o evento é destinado às pessoas que querem aproveitar a oportunidade dos descontos. Neste dia, é comum que haja os maiores descontos do ano, levando as pessoas a superlotar lojas, disputando os produtos e congestionando alguns sites de comércio online.
Com o passar dos anos, a data se tornou uma das datas mais importantes para o comércio varejista brasileiro, sendo a segunda data mais rentável para o comércio online, atrás apenas do natal.
Mas como se planejar para vender mais na Black Friday?
- Esteja preparado para alta demanda: Procure se programar para atender os clientes que estão interessados no seu serviço ou produto, Planeje sua estratégia de venda e alinhe com os colaboradores.
- Não ofereça descontos "maquiados": No Brasil, durante a Black Friday algumas empresas não concedem ofertas muito atrativas ou vendem produtos e serviços com os valores originais como se fossem descontos. Graças a essa prática, a data chegou a ser apelidada pelos consumidores como “Black Fraude”, e agora os clientes estão ainda mais atentos aos preços. Lembre-se: além de não atrair o público, falsos descontos podem ser prejudiciais à reputação do seu negócio.
- Invista em divulgação online: Vídeos e anúncios digitais estão em alta. Que tal aproveitar essas tendências? O seu comércio já está sendo visto na internet? Mantenha o site e redes sociais do seu negócio atualizados e aproveite esses canais para anunciar suas ofertas ao público.
- Planeje sua campanha: Já parou para pensar que a Black Friday pode ser o seu primeiro contato com muitos clientes? Então não perca tempo! Planejar com antecedência é importante para que qualquer ação funcione, então, capriche na sua campanha e comece a organizar suas ideias. Sobre quais produtos você pretende oferecer desconto? E quanto pretende baixar os preços? Já sabe como vai divulgar as promoções e qual público pretende atingir? Chegou a hora de se preparar!
Se você realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.
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