Uma empresa vive de ganhar e perder clientes, correto? Porém, conquistar novos clientes pode ser muito mais caro e trabalhoso do que recuperar clientes antigos.
É muito comum em qualquer empreendimento, existir pessoas que não entendem o tipo de comunicação que está sendo passada ou o tipo de produto que está sendo oferecido. Isso acontece por algumas falhas da empresa como: não saber se comunicar com o público ou estar se comunicando para o público errado.
Nesse artigo você vai aprender a como recuperar os seus clientes e quem são essas pessoas, confira abaixo:
1 - Como recuperar o seu cliente da concorrência?
Mesmo se sua empresa for a melhor ou maior do mercado, ou a que entrega mais resultados, você não está imune ao abandono dos clientes. Porem, o que difere a minha empresa das que oferecem o mesmo produto que eu?
Procure estudar que tipo de benefícios a concorrência anda oferecendo e de que maneira eles estão lidando com seus clientes. É sempre bom lembrar que todo mundo gosta de conforto e segurança na hora de realizar uma compra.
2) Entenda por qual motivo o cliente foi embora:
Toda empresa costuma achar que o cliente vai embora por causa de preço. Mas existem outros fatores que podem engrandecer ou diminuir o valor do seu produto no mercado. Procure entender se a falha está no atendimento, ou na comunicação ou até mesmo no marketing.
Há vários motivos de alguém não querer realizar uma compra. Procure analisá-los.
3) Descubra quem são esses clientes:
Como dito acima, saber qual o público que você se comunica é o fator mais importante na hora de vender. O Cliente precisa ser rentável.
Caso ele não seja, estabeleça no mínimo uma parceria interessante, para que ele não traga prejuízos para a empresa. Feito isso, você precisa entender quais são as necessidades desses clientes.
Preço, prazo, parcelamento, distribuição, valor agregado, qualidade do produto, ou serviço. Você precisa entender qual desses fatores é o mais valioso para o cliente e então aproveitá-lo.
Entenda como descobrir o seu cliente em potencial aqui.
4) Entenda o seu clico de compra e venda:
De quanto em quanto tempo um cliente compra? Depois de quanto tempo ele pode ser considerado um cliente inativo?
Lembre-se que nem sempre um cliente trocou você por outro fornecedor. Muitas vezes, ele simplesmente não precisa mais daquilo que você faz naquele momento. Por isso, entenda primeiro como funciona aquilo que você vende para o cliente.
Pode ser que o seu cliente seja frequente num período bem maior do que aquele que compra de mês em mês, ou de semana em semana.
5) Ajude o seu cliente a vender:
Se uma empresa tem o comprometimento com cliente, ela ensina e instrui o cliente a ser produtivo. Ajude o seu cliente a fazer negócios e produzir vendas. Monitore a empresa do cliente.
Monitore o que falam sobre o cliente: reportagens, menções, reclamações ou elogios da empresa, na internet, jornais ou revistas. Seja o primeiro a dar a (boa ou má) notícia para o cliente.
Isso mostra que você se preocupa com os problemas dos clientes e quer que eles sejam bem sucedidos.