Existe alguma empresa que não tem o aumento de vendas como um de seus principais objetivos? Atualmente, com mercados cada vez mais concorridos, conseguir melhorar suas vendas é essencial para garantir o crescimento e, até mesmo, a sobrevivência de qualquer negócio. Uma das formas de alcançar esse objetivo é implementando a Inteligência de Vendas.
Saiba mais sobre essa estratégia e como ela pode te ajudar.
O que é a Inteligência de Vendas?
O conceito de inteligência de vendas representa, basicamente, o conjunto de técnicas, ferramentas e práticas capazes de reunir informações que irão ajudar a equipe de vendas a venderem mais.
São alternativas mais “tradicionais” como entrevistas com os clientes, pedidos de feedback, pesquisas com consumidores dos concorrentes etc.
Ou, ainda, as opções que contam com a ajuda da tecnologia, como softwares de Business Intelligence, CRM, ERP, etc.
Assim, através da inteligência em vendas, qualquer empresário conhecerá seu público alvo, sabendo quais são suas preferências e o que deverá fazer para fechar mais vendas.
Quais são os benefícios da inteligência de vendas?
- Conseguir traçar o perfil de clientes
- Detectar clientes em potencial
- Definir qual o meio mais adequado para fazer a publicidade de sua marca
- Possuir um banco de dados com informações relevantes
- Perceber comportamentos não tão visíveis
- Produzir mercadorias que atendam às preferências reais de seu público
- Compreender falhas de retenção de clientes
- Tomada de decisão mais rápida e certeira
- Equipe de vendas que detém o conhecimento profundo para lidar com seu mercado
- Aumento das vendas, de produtividade e de faturamento da empresa
Como montar a inteligência de vendas?
É preciso que perguntas sejam respondidas, como:
- Quais seus hábitos de compra?
- Qual a localização dos clientes?
- Quais os canais de comunicação preferidos?
- O cliente já comprou de sua empresa? Com qual frequência?
Essas informações, quando reunidas e bem-organizadas, ajudam a descobrir em que ponto do funil de vendas o cliente se encontra, ajudando desenvolvimento de abordagens mais acertadas e a identificação de consumidores mais propensos a fechar negócios.
Você já utiliza a inteligência de vendas no seu negócio?
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