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Inteligência de Vendas: O que é e como aplicar no seu negócio

Blog
/
08/09/22
/
Gabriel Girão

Existe alguma empresa que não tem o aumento de vendas como um de seus principais objetivos? Atualmente, com mercados cada vez mais concorridos, conseguir melhorar suas vendas é essencial para garantir o crescimento e, até mesmo, a sobrevivência de qualquer negócio. Uma das formas de alcançar esse objetivo é implementando a Inteligência de Vendas.

 Saiba mais sobre essa estratégia e como ela pode te ajudar.

O que é a Inteligência de Vendas?

inteligencia em vendas

O conceito de inteligência de vendas representa, basicamente, o conjunto de técnicas, ferramentas e práticas capazes de reunir informações que irão ajudar a equipe de vendas a venderem mais.

São alternativas mais “tradicionais” como entrevistas com os clientes, pedidos de feedback, pesquisas com consumidores dos concorrentes etc.

Ou, ainda, as opções que contam com a ajuda da tecnologia, como softwares de Business Intelligence, CRM, ERP, etc.

Assim, através da inteligência em vendas, qualquer empresário conhecerá seu público alvo, sabendo quais são suas preferências e o que deverá fazer para fechar mais vendas.

Quais são os benefícios da inteligência de vendas?

inteligência de vendas - como montar?

  • Conseguir traçar o perfil de clientes
  • Detectar clientes em potencial
  • Definir qual o meio mais adequado para fazer a publicidade de sua marca
  • Possuir um banco de dados com informações relevantes
  • Perceber comportamentos não tão visíveis
  • Produzir mercadorias que atendam às preferências reais de seu público
  • Compreender falhas de retenção de clientes
  • Tomada de decisão mais rápida e certeira
  • Equipe de vendas que detém o conhecimento profundo para lidar com seu mercado
  • Aumento das vendas, de produtividade e de faturamento da empresa

Como montar a inteligência de vendas?

É preciso que perguntas sejam respondidas, como: 

  • Quais seus hábitos de compra?
  • Qual a localização dos clientes?
  • Quais os canais de comunicação preferidos?
  • O cliente já comprou de sua empresa? Com qual frequência?

Essas informações, quando reunidas e bem-organizadas, ajudam a descobrir em que ponto do funil de vendas o cliente se encontra, ajudando desenvolvimento de abordagens mais acertadas e a identificação de consumidores mais propensos a fechar negócios.

Você já utiliza a inteligência de vendas no seu negócio?

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