Quem nunca se perguntou o porquê de algumas marcas adotarem determinadas cores, exemplo: O McDonalds é inconfundível pelo seu vermelho e laranja, a Pepsi pelos seus tons de azul e branco. Essas cores são escolhidas de forma estratégica, se baseando na psicologia das cores.
Mas o que é a psicologia das cores? A psicologia das cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Podemos ver a escolha estratégica das cores em diversas áreas: arquitetura, engenharia e principalmente no marketing e na publicidade.
No Marketing, a psicologia das cores é usada para identificação do cliente com a marca e principalmente ser um fator decisório na hora de comprar um produto ou um serviço. Por isso, uma empresa que utiliza as cores erradas pode ter um impacto negativo em seu crescimento.
De acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra. “A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”, segundo Neil Patel do Quick Sprout.
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Abaixo, podemos encontrar uma tabela de cores que estabelecimentos e empresas podem usar para criar sua palheta de cores, confira:
Analisando a tabela, podemos entender porque o McDonalds adota o vermelho e o laranja, porque são cores associadas a fome e a enegia.
Também se baseando pela tabela de cores acima, é fácil entender o porquê de marcas voltadas para cosméticos adotem o rosa, já que ela transmite delicadeza e romantismo. Também é comum empresas de tecnologia como a Santa Carga adotarem o verde por transmitir inovação e modernidade.
E ai, qual cor você escolheria para a sua empresa?
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