Os efeitos da pandemia, desencadeada no início de 2020, mudaram o comportamento dos usuários por tempo indeterminado. No marketing digital não é diferente. Se em 2021 os reflexos das mudanças de já são uma realidade, em 2022, mais novidades devem estar por vir.
Isso porque, com o isolamento social, que se estendeu durante meses, as pessoas se habituaram - mais do que nunca - a consumir pela internet. E não estamos falando do consumo só de produtos e serviços.. Quem soube se reinventar nesse período e marcar presença nas redes sociais, sem dúvida faturou bem mais do que o que preferiu manter o seu negócio no offline. Mas visando esse comportamento, Quais são as tendências no marketing em 2022?
Confira alguns tópicos abaixo:
1) Uso de Vídeos:
Se em 2021 a utilização de vídeos em estratégias de marketing foi uma forte tendência, em 2022 não seria diferente. Um indicador dessas tendências é o próprio Instagram, que passou por atualizações em quatro áreas, entre elas, a relevância do conteúdo em vídeo, considerando o crescimento de fortes concorrentes no mercado (TikTok, Youtube, etc).
Com recomendações no feed, ou seja, mostrando ao usuário conteúdos que ele não segue, o aplicativo tem focado em topics (assuntos em tradução livre), com foco na imersão em vídeos produzidos especialmente para o mobile.
Por isso, procure produzir vídeos curtos utilizando as ferramentas oferecidas pela plataforma. isso pode ajudar a aumentar o seu alcance e o seu número de seguidores.
2) Conteúdo gerado pelo usuário:
Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas. Ou seja, as pessoas são mais influenciadas pelos indivíduos dos quais se sentem mais próximas.
Além disso, a participação ativa dos consumidores nas redes sociais da sua empresa, podem trazer benefícios como um crescimento no engajamento em cerca de 30%. Outra questão é que os usuários curtem participar diretamente das estratégias da marca, através de ações específicas, voltadas para o público consumidor.
3) Marketing de Conteúdo:
As empresas estão investindo pesado na produção de conteúdos e nos canais de distribuição (blogs, redes sociais, etc). Tal estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e certeiras.
Através de um marketing de conteúdo estratégico, as oportunidades de negócio surgem com muito mais frequência, além de garantir a relevância do seu empreendimento. A tendência também foi potencializada com a pandemia da Covid-19, quando as pessoas passaram a consumir muito além de produtos e serviços, na internet.
4) Marketing Interativo:
O social selling, ou venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram são plataformas que já contam com espaços específicos para vendas online, como: Instagram Shopping, Facebook Marketplace, entre outras, que podem ser integradas a estratégias de social selling. O serviço foi popularizado com a chegada da pandemia.
Investir nesses meios pode ser uma boa forma de alavancar as vendas do seu produto.
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