Já falamos aqui anteriormente os benefícios de investir em tráfego pago, já que nele, os resultados são imediatos e dependem do investimento que feito. Mas quais são as métricas importantes que você deve prestar atenção na hora de avaliar o desempenho do seu negócio?
Neste artigo vamos falar de 5 métricas que ajudam a analisar a performance do seu negócio na internet, focando o conteúdo no tráfego pago. Além disso, essas métricas são importantes na hora de definir uma nova estratégia e criar um calendário editorial.
Confira:
1) Numero de visitantes do seu site:
O número de visitantes é a quantidade de pessoas que chegaram até o seu site ou página, independentemente do número de vezes que essas pessoas acessaram o endereço online.
É uma métrica que sempre deve ser acompanhada já que ela reflete a audiência que o seu site possui. É de esperar que esse número aumente todos os meses – caso contrário, significa que você não está atraindo novos potenciais clientes.
Essa métrica também pode ser utilizada para construir um SEO melhor para o seu site.
2) CAC - Custo de Admissão por Clique:
O CAC determina quanto você vai precisar gastar para trazer um novo cliente para o seu negócio online. Funciona da seguinte maneira: você só precisa somar todos os investimentos e gastos durante um período de tempo que você pretende avaliar e, depois, dividir esse total pelo número de clientes conquistados.
Ou seja, o Custo de Aquisição por Cliente corresponde ao total do custo com marketing e vendas dividido pelo total de clientes obtidos.
3) Taxa de Conversão:
A Taxa de Conversão é uma métrica importante, já que nela você pode entender o que está sendo passado para o cliente.
A Taxa de Conversão de Leads é um bom exemplo, já que calcula os leads gerados pelas visitas no seu negócio online. A operação de cálculo é bem simples: basta dividir as visitas pelas conversões (desde um simples clique até quem, de fato, faz uma compra de um produto ou serviço e se torna um cliente).
4) ROI (Return Of Investiment):
Essa é considerada uma das métricas importantes para o sucesso de qualquer negócio. Já que nela você consegue medir a saúde financeira dos seus investimentos.
O ROI mostra e permite saber se o montante que você investiu em uma campanha trouxe um retorno satisfatório. Na prática, o cálculo do ROI consiste em reunir as despesas totais de faturamento e dividir o resultado pelo valor das despesas.
Sendo um dos principais indicadores de performance, o ROI indica se uma estratégia de marketing deve, por exemplo, continuar, diminuir ou aumentar o valor do investimento em uma determinada campanha.
5) Abandono de Carrinho:
Um abandono de carrinho é uma frustração, tanto para um consumidor quanto para o lojista. É o que acontece quando alguém, em algum momento do processo de compra, não a finaliza.
Nessa métrica você pode avaliar o que está dando errado na hora de realizar uma compra, seja no preço, seja na demora do frete ou nas formas de pagamento.
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