Se você quer chegar no topo e ganhar relevância e chegar no topo, precisa estar sempre atualizado com o mercado e com as tendências mundiais. Alguns especialistas já apontam quais são as tendências de marketing para o ano que vem. Confira abaixo:
Segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, com CMOs e líderes de marketing de todo o mundo, apesar dos cenários de incertezas geopolíticas e econômicas no globo, o valor gasto no setor subiu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 e a expectativa é de crescimento para 2023. A forma de consumir também se transformou nos últimos anos e os profissionais de marketing precisam se adaptar cada vez mais a essas mudanças.
Nos últimos anos, o marketing também deixou de focar na venda de produtos e passou a priorizar estratégias com foco no cliente na experiência do usuário.
Para que você se atualize para 2023, pesquisamos cinco tendências do marketing que você precisa seguir.
Confira:
1) Pessoa para pessoa:
Construa, fortaleça a sua comunidade e estabeleça relacionamento de longo prazo com ela. Invista em microfluenciadores que fortaleçam a marca. De acordo com relatório da Stackla (2022), 79% dos consumidores dizem que o conteúdo criado pelo usuário impactam positivamente nas decisões de compra dos consumidores.
2) Estude o mercado e crie tendências:
Identifique possibilidades para estar um passo à frente. Assim, estará preparado para atender as demandas dos clientes antes dos concorrentes.
Analise também o que o seu concorrente está aplicando e veja se pode ser funcional para o seu negócio.
3) Gestão baseada em dados:
Tenha insights embasados em métricas e consiga aplicar na empresa. Atualmente, os dados estão sendo usados em diversas áreas e no marketing ele é primordial para a tomada de decisão.
Outra tendência que pode se consolidar em 2023 é o uso do Google Trends para definir que assunto deve ser abordado nas suas redes sociais.
4) Comunique-se com um proposito:
As marcas devem ter um propósito, trazer valor para o mundo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas estão em busca de criar conexões profundas com as marcas e, para isso, a comunicação precisa ter um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e, claro, engajados.
5) Metaverso e novas tecnologias:
O metaverso é real!
Esse universo está crescendo exponencialmente e surgirão muitas oportunidades para as marcas. Vários artistas criaram seus avatares e já fazem negócios exclusivos nesse universo. Espera-se que o relacionamento entre marcas e consumidor seja mais imersivo e com enorme potencial de criatividade.
Já temos exemplos em marcas famosas como a Magazine Luiza e a Natura.
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