Estamos a pouco mais de duas semanas para encerrar o ano de 2021. E antes de pensar e se programar para 2022, é necessário rever alguns planejamentos e entender o que deu certo e o que deu errado ao longo desses doze meses. Selecionamos quatro dicas para você fechar o ano da sua empresa com sabedoria e pensar o que pode melhorar no próximo ano.
Confira abaixo:
1) Faça listas:
Antes de começar a traçar novos objetivos, é necessário entender o que foi concretizado e o que não foi dentro do planejamento que você havia feito. Tente entender quais foram as principais falhas e os principais acertos e anote tudo. Assim também fica fácil entender o que é prioridade nesse momento para o seu negócio e o que não é.
É importante que isso seja feito antes de planejar o seu calendário de 2022. Alguns aplicativos também podem te ajudar a analisar as suas métricas e a organizar suas ideias (saiba mais detalhes aqui).
2) Defina metas para o próximo ano:
Assim como na vida pessoal onde sempre prometemos que no próximo ano vamos melhorar algo, com o seu negócio não deve ser diferente. Faça uma lista de metas para o próximo ano, definindo objetivos a longo, médio e curto prazo. Isso vai te ajudar a ter um norte na hora de voltar a empreeder.
E é preciso lembrar que, é necessário ter paciência. Nem todas as metas que você definir serão cumpridas, mas é necessário que você pense num caminho para realizar a maioria delas.
3) Monte o calendário do primeiro semestre:
Após ter definido suas metas e entendido o que foi bom e o que não foi no seu 2021, chegou a hora de você planejar os seis primeiros meses da sua empresa. Isso vai te auxiliar a definir estratégias de marketing, a melhorar a sua área comercial e não deixar tudo para cima da hora.
Isso também pode ajudar a alinhar todos os setores do seu empreendimento e pensar com antecedência nas possiveis falhas que podem ocorrer durante o ano.
4) Não tenha medo de pedir ideias:
Tente comunicar suas principais estratégias os colaboradores do seu negócio, provavelmente novas ideias surgirão nesse processo e isso pode te ajudar a aprimorar o que você já estava pensando. Algumas reuniões ainda podem ser feitas nesse final de ano e isso pode facilitar o caminho da sua empresa.
E antes de fechar o ano, é necessário analisar como público enxergou o seu empreendimento ao longo do ano. Procure criar formulários e solicitar feedbacks e sugestões para clientes. Isso também pode ajudar no planejamento.
Gostou do artigo? Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Não sabe no que empreender? Conheça a Franquia Santa Carga