Será que ter uma ideia inovadora e querer colocá-la em prática é o suficiente para começar empreender? Quais são os fatores que são necessários para começar um próprio negócio? Entenda nesse artigo qual é a hora certa para começar a empreender e conquistar a sua liberdade financeira!
Muitos sites aconselham que você "Siga seu instinto", mas além da decisão importante, são necessários alguns fatores que precisam ser analisados antes de se jogar de cabeça no empreendedorismo.
Vamos a eles:
1) Analise o mercado:
A sua ideia inovadora pode ser rentável? Você precisa analisar como está o mercado e quais são as possibilidades de monetizar o seu negócio. Procure pesquisar se alguém já teve uma ideia parecida com a sua, procure entender o quanto ela pode te trazer de retorno.
Esse é o primeiro passo para entender qual diferencial o seu produto ou serviço pode oferecer para consumidor.
2) Entenda os passos para começar:
Não basta apenas ter a ideia e querer colocá-la em prática. É necessário criar uma estratégia e entender quais são os passos a serem dados até que ela esteja concretizada. Se pergunte: "Como posso aperfeiçoar essa ideia?". Procure o máximo de informações possível.
Além de você descobrir mais sobre a sua ideia, todas as informações vão te ajudar a facilitar os próximos passos.
3) Pesquise sobre investimento:
"Quanto vai custar para abrir o meu negócio?", Essa é uma das perguntas mais importantes quando se fala em hora certa para começar a empreender. Além de você precisar entender se o seu negócio é lucrativo ou não, você precisa entender o quanto ele vai custar para dar os primeiros passos.
Além disso, também é importante entender qual é a taxa de falência de negócios como o que você quer iniciar. Estude, pesquise!
4) Tenha uma estratégia a longo passo:
Analisando os passos anteriores, agora é a hora de criar uma estratégia. Setorize o seu negócio, invista no marketing digital, na identidade visual e crie os valores e a missão da sua nova empresa.
Procure criar um calendário editorial e um roteiro de vendas, além de investir em algumas ferramentas para atendimento ao público e administração da área financeira.
5) Entenda da documentação:
Essa sem dúvida é a parte mais chata e mais burocrática, mas tão importante quanto as outras etapas. pesquise sobre regimes tributários, licenças, abra um MEI e entenda quais são os documentos necessários para continuar.
Ter esse plano de negócios de forma clara é ótimo para ver suas falhas, oportunidades e para ter uma ideia base de como será o seu empreendimento. Isso também protege o seu negócio de sofrer logo no início.
Analisado todos esses passos, você acha pronto para começar? Tente entender também se essa ideia não pode ser facilitada por outras empresas que podem te ajudar a empreender como a Franquia Santa Carga!