2023 já chegou e qualquer empreendedor precisa ficar atento as mudanças, tanto comportamentais quanto econômicas. Em um ano de crescimento das redes sociais e aplicativos como Tiktok e Kwai, o nível de proximidade e relacionamento dentro da internet parece aumentar.
O que isso significa? Significa que as empresas estão se tornando mais humanizadas, e criando uma proximidade maior com o cliente. 2023 vai trazer tendências importantes tanto para o setor de Marketing quanto para o de Vendas, e como empreendedor, você precisa estar atento a elas!
Confira cinco delas abaixo:
1) Humanize a sua franquia:
Como dito acima, as empresas estão se tornando mais humanizadas devido à criação de novas ferramentas que aproximam o cliente. Busque produzir vídeos e outros materiais que mostrem a sua rotina, seus conselhos e a sua forma de trabalhar como empreendedor.
O que é ganho com isso? Você vai gerar identificação em suas redes sociais e isso vai trazer uma possibilidade maior de fechar uma venda, já que quem quer comprar o seu serviço cria uma confiança no que você diz.
2) Pense em criar uma comunidade
Geralmente a grande meta é conseguir muitos seguidores e clientes. Em 2023, esse pensamento precisa ser um pouco maior que esse. É necessário a criação de uma comunidade, onde você pode compartilhar suas ideias, seus aprendizados e sua rotina.
O que é ganho com isso? Você cria uma proximidade com o seu público alvo e trabalha o marketing de relacionamento. Se você tem um bom conteúdo, com uma comunidade dentro das suas redes sociais, é provável que os seus usuários falem bem e te indique para outras pessoas.
3) Pesquise o que está em alta:
Muito importante para qualquer empreendedor buscar novas formas de inovar o seu conteúdo e aprimorar o aprendizado. Esteja antenado no que está acontecendo nas redes sociais, estude, faça cursos.
Em 2023, aqueles que buscam trazer uma imagem de modernidade e inovação vão se destacar. O público está curioso em descobrir aprendizados que foram "perdidos" ao longo da pandemia.
4) Compartilhe o que sabe:
2023 é um ano onde muitos usuários estão buscando aprender coisas novas. Compartilhe o que você sabe e domina com os seus clientes/seguidores.
Isso também gera uma identificação e cria proximidade, já que, quem te segue vai atrás do que você compartilha. E não existe grau de importância, uma dica simples pode fazer com que quem te assiste nas redes sociais crie proximidade com o seu conteúdo.
5) Coloque seu "tom de voz":
O que vaio se destacar nesse ano é o diferencial entre as empresas. Ou seja, você precisa colocar o seu tom de voz, dar a sua opinião, definir uma forma e uma estética que os seus clientes/seguidores identifiquem que o que ta sendo dito faz parte de você e da sua franquia.
Não copie conteúdos, adapte-os para sua linguagem e coloque a sua forma de pensar como influência.
Você já aplica alguma dessas tendências na sua franquia? Gostou do nosso artigo? Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse!
Não sabe no que empreender? Conheça a Franquia Santa Carga.