Saber como gerar de leads qualificados é determinante não só para o sucesso das iniciativas de marketing: entenda como a área de vendas também pode se beneficiar dessa estratégia.
Como todas as pessoas que trabalham com vendas bem sabem, nenhum produto se vende sozinho. Na maioria dos casos, fechar negócios depende muito da parceria estratégica entre as áreas de vendas e marketing.
Afinal, os esforços da área de marketing estão voltados, especialmente, para trabalhar a comunicação e a abordagem mais adequada para o público-alvo, ou melhor das personas, de sua empresa.
A geração de leads é uma estratégia que tem como foco gerar oportunidades comerciais para a empresa. Por isso, neste post vamos trazer algumas dicas de como gerar mais leads de maneira efetiva.
Confira:
1) Tenha clareza quanto ao conceito de lead qualificado
Um dos maiores problemas enfrentados por uma equipe de vendas é identificar um lead qualificado, ou seja, o contato que realmente está pronto para efetuar uma compra.
O desconhecimento pode fazer com que a força de vendas dê atenção demais a um lead de marketing que em hipótese alguma fechará negócio ou, o contrário, não evolua na interação com determinada empresa que de fato é um potencial cliente da marca.
Por isso, o primeiro passo rumo a geração de leads para vendas é entender quem é o lead que deve ser gerado.
Ao entender quais as características desse lead, quais as suas demandas e qual o seu perfil, as campanhas de marketing podem ser criadas para gerar mais leads que façam parte desse público.
2) Crie formulários e landing pages com ofertas de valor
Landing pages e formulários são excelentes canais de conversão. Pop-ups de saída também são usados para converter visitantes do seu site em leads.
Para que um usuário se sinta atraído a compartilhar os dados dele com sua empresa, você vai precisar oferecer um atrativo real.
Entre as opções mais usadas estão landing pages com:
- ebooks sobre assuntos que a persona pode estar interessada,
- planilhas para download,
- webinars gratuitos,
- infográficos,
- acesso a pesquisas de mais.
Além disso, pop-ups em sites oferecendo brindes, cupom de descontos ou tempo de utilização extra grátis também são estratégias eficazes de como gerar leads qualificados.
3) Crie campanhas de anúncios no Facebook Leads Ads:
As redes sociais também podem ser usadas para gerar leads, inclusive em campanhas de anúncio, por exemplo, do Facebook Ads (nesse caso faça um segmentação de perfil eficiente).
Faça uma lista das ações de marketing da sua empresa e pense como gerar leads nesses canais.
4) Entenda o comportamento do usuário para gerar mais leads:
onhecer o perfil de seu potencial cliente, em amplo sentido, é mais uma prática que faz parte de como gerar leads, que pode fomentar seu marketing para vendas.
Há ferramentas que podem auxiliá-lo a acompanhar o comportamento de seu público-alvo facilitando muito a tarefa de gerar mais leads.
Por exemplo, identificando quais são as abordagens decisivas para o convencimento ou incentivo à compra.
Por meio das ferramentas certas (falaremos delas adiante) você é capaz de mapear:
- as palavras-chaves mais buscadas,
- páginas do site acessadas,
- interesses compartilhados nas redes sociais,
- ícones call to action mais clicados, entre outros dados que possam ser monitorados, funcionam como excelentes fontes de informação.
Procure medir e levar em consideração qualquer informação obtida, pois ela pode ser muito útil no futuro.
Conheça algumas ferramentas para gestão do seu negócio.
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