Como captar clientes pela internet? Essa é uma pergunta que todo dono de negócio faz atualmente, pois o mercado digital se tornou indispensável e um potencial gigante para gerar vendas.
Os canais de marketing são inúmeros: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, blog, entre outros.
Mas nós já abordamos por aqui que só criar conteúdo não traz novos clientes. Para ter sucesso com uma estratégia de vendas online, sua empresa precisa encontrar o perfil do cliente ideal para direcionar o trabalho para as redes certas.
Por isso, selecionamos cinco maneiras para você captar novos clientes! Confira abaixo:
Leia também: Funil de Marketing vs Funil de Vendas: entenda as diferenças
1) Invista no Marketing de Conteúdo:
Você conhece o seu público-alvo, suas principais necessidades e os canais onde ele está mais ativo, certo?
Com essas informações, comece o planejamento da estratégia de marketing de conteúdo para começar a captação de clientes pela internet.
Escreva posts nas redes sociais e no blog da empresa que respondam as principais dúvidas dos clientes. Os materiais precisam ser úteis e relevantes para reforçar a autoridade da marca em sua área de atuação.
Aposte nas técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) para que o site ranqueie organicamente para as palavras-chave principais e outras secundárias, mas também importantes.
Construa a persona do seu cliente, assim você vai saber exatamente como abordar sobre o seu produto ou serviço.
2) Selecione as palavras-chave corretamente:
A otimização para mecanismos de buscas (SEO) é baseada, entre outros fatores, em palavras-chave.
As palavras-chave são os termos — uma palavra ou uma frase — usados para pesquisar serviços relacionados a sua área de atuação na internet.
Por isso, é muito importante fazer uma seleção bem-feita de palavras-chave a serem trabalhadas mês a mês. Existem diversas ferramentas de palavra-chave que facilitam a pesquisa e mostram o volume de buscas que determinado termo tem.
Existem diversas ferramentas de palavra-chave que facilitam a pesquisa e mostram o volume de buscas que determinado termo tem.
Escolher as palavras-chaves certas podem captar clientes pela internet ainda mais!
3) Invista em anúncios pagos:
Facebook, Instagram, Youtube, Google Adwords são alguns exemplos de canais de marketing que possuem ferramentas para criação de anúncios pagos dentro de suas plataformas.
Essa é uma estratégia de como captar clientes pela internet que pode funcionar mesmo sem um grande orçamento, principalmente nas redes sociais.
4) Proponha parcerias com outras empresas:
A colaboração na internet é uma estratégia de como atrair clientes simples e com custo zero.
Negócios com públicos semelhantes, mas que não concorrem diretamente entre si podem criar projetos digitais para promover ambos os serviços.
Lives, webinars, e-books, vídeos no Youtube são alguns exemplos de como captar clientes pela internet que podem ser feitas com marcas parceiras.
A troca de tráfego será um benefício mútuo e podem ser feitas com marcadores que ajudam a identificar os clientes que foram conquistados através da parceria.
5) Planeje ações especiais em datas comemorativas:
Descontos e promoções aleatórias podem até ser uma forma de como captar clientes pela internet, mas fazer isso com planejamento é muito mais efetivo.
Ao invés de simplesmente liberar um newsletter com um desconto progressivo nos planos do seu serviço, por exemplo, pesquise datas comemorativas que podem ser relacionadas a uma ação de venda.
Estude a sazonalidade do seu negócio e planeje ações para incentivar as vendas nos períodos de baixa.
Anúncios nas redes sociais também podem ajudar a divulgar as ações, ampliando a visibilidade das mensagens.
Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Não sabe no que empreender? Conheça a Franquia Santa Carga!