O fechamento de mês é um período de alta demanda para departamentos contábeis e financeiros. E não é tarefa fácil! Mas, o fechamento do mês não é só aplicado na área financeira. Você pode analisar a performance do marketing e das suas estratégias de crescimento.
Os resultados foram positivos? Onde houve erro? O que pode ser corrigido e melhorado para o próximo mês? A resposta para essas e diversas outras perguntas poderão ser respondidas a partir do fechamento de mês, mas por onde começar?
Confira algumas dicas abaixo:
1) Crie um cronograma:
O fechamento do mês não acontece em apenas um dia, é necessário que você tenha um cronograma para que você possa analisar ao longo do mês se suas estratégias estão dando certo, se suas vendas e seus clientes estão crescendo. Crie uma planilha e procure ir anotando o que anda acontecendo de positivo e negativo na sua empresa;
Assim, quando for feito o planeamento para o mês seguinte, você pode ser consistente nos resultados e mudar o que não vem dando certo.
2) Faça Lista de atividades, itens e documentos necessários:
Se você quer ter bons resultados no fechamento do seu mês, é necessário que ele seja consistente. Por isso, crie uma lista de atividades que possam levar a sua empresa a diante.
Procure seguir essa lista e procure incorporar suas estratégias de vendas e de marketing nela, assim fica muito mais fácil de obter bons resultados.
3) Defina uma rotina para o fechamento:
Elaborado o cronograma e a lista de atividades, é importante que você defina também uma rotina para o fechamento. O ideal é que ele seja feito no último dia do mês ou no primeiro dia do mês seguinte, considerando os números do período anterior.
Para que não haja furos nas agendas dos profissionais, estabeleça um dia e horário predefinido para todos os meses do ano, possibilitando que você e a sua equipe de colaboradores se programem para isso.
4) Procure prestar atenção nas despesas e nos investimentos:
É importante que você defina um limite para investir na sua empresa e o quanto esse limite está tendo resultados dentro do mês.
Por isso, procure ter controle financeiro sobre as suas estratégias de marketing pago, e sobre investimentos que você faz para sua empresa ou franquia crescer.
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