Você provavelmente já deve ter ouvido falar em marketing emocional, que tem como objetivo fazer apelo à emoção de quem lê o conteúdo de uma escrita persuasiva, gerando identificação com a marca e criando de uma relação entre pessoas e empresas. Para que isso seja feito corretamente, é necessário que marketing adote a técnica do copywriting.
O conceito de copywriting é definido como a escrita persuasiva aplicada como ferramenta de convencimento de quem lê um conteúdo a realizar uma ação específica e para aumentar o engajamento em redes sociais, apresentar, ofertar e vender um serviço ou produto, dentre outras ações.
Copy de vendas é outra expressão bastante comum em relação a essa técnica, e nada mais é do que o uso de um texto criado para fazer conversões de clientes potenciais, ou seja, os leads.
Essa técnica tem como fundamentos a empatia, criação de uma relação, demonstração de benefícios etc. Essa técnica de escrita é também bastante usada na elaboração de textos para anúncios, slogans, sites, posts em redes sociais, e-mails etc.
Como fazer um bom Copywriting?
Conheça o seu público
Antes de iniciar o processo da escrita, é essencial conhecer as pessoas às quais o copywriting será dirigido. Investigue quais são os problemas enfrentados pelo público do produto ou serviço da sua empresa. Para isso, é importante pesquisar e elaborar a persona do público que seu negócio pretende alcançar.
avalie quais são as dores que as pessoas enfrentarão futuramente se não resolverem determinados problemas e como a sua empresa pode ajudar a prevenir esse resultado.
Crie bons títulos:
Um dos principais objetivos da escrita de copy é captar a atenção de uma pessoa de modo que ela não consiga ficar indiferente àquele conteúdo. Então, o primeiro passo é usar títulos com forte apelo e que chamem a atenção da audiência.
Um título direto, objetivo e que use palavras-chave de forma eficiente garante que o primeiro contato dos leitores com o texto seja positivo e desperte interesse na leitura do restante do conteúdo.
Elabore uma boa escrita:
Dê atenção ao tom, formal ou informal, e à correção gramatical e ortográfica por meio de revisões do texto. Isso faz com que as pessoas deem credibilidade ao que estão lendo.
Use verbos de ação e no modo imperativo para que os leitores tenham o senso de urgência de tomar uma atitude e realizar uma ação como, por exemplo, “leia”, “adquira”, “inscreva-se” etc.
Use CTAs fortes:
Uma boa CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) é um grande elemento do copywriting porque é por meio dela que o leitor de fato realiza a ação de se inscrever em um cadastro para fazer um curso, baixar algum material informativo ou comprar um produto ou serviço.
Por isso, dê atenção especial ao posicionamento do botão na página de conversão e ao texto que acompanhará a CTA. Entre os exemplos de CTA mais populares e com forte apelo sobre a audiência estão “compre já”, “últimas unidades”, “aproveite o desconto de X por cento” etc.
Pense nas técnicas de copy sempre que decisão ou ação pode ser a de adquirir um produto, contratar um serviço, assinar uma newsletter, cadastrar dados para receber um e-book gratuito, entre outras várias possibilidades.
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