Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que as micro franquias são as mais procuradas pelos empreendedores. Com investimento máximo de R$ 105 mil, o setor cresceu 36,9% de 2021 para 2022. Micro franquias como a Santa Carga lideram o topo da lista e vindo logo em seguida estão as franquias de alimentação e beleza.
Os dados mostram que os modelos de menor investimento ganharam mais participação no mercado de franchising, passando de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma compacta), como mistas (com o modelo maior e compacto).
Os segmentos que concentram o maior número de micro franquias são: negócios e serviços (27,4%), alimentação e food service (16,2%) e saúde, beleza e bem-estar (15,5%). Outra novidade, apontada pelo estudo da ABF, foi uma forte expansão dos modelos alternativos entre as micro franquias, principalmente a home based.
ABF também apontou que a taxa de mortalidade de uma franquia caiu para apenas 2,9%, categorizando o menor índice de fechamento entre as empresas.
Entre as empresas normais, segundo o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, organizado pelo SEBRAE, este percentual sobe para aproximadamente 25%, mostrando uma estabilidade no ramo durante o período de pandemia.
Mas por que as micro franquias são tão procuradas?
Modelos de micro franquias como a Santa Carga são procuradas pelo baixo investimento que é menor do que uma franquia regular, além de proporcionar a liberdade de trabalhar de casa, sem a necessidade de ter um local específico para o funcionamento da empresa.
Além disso, as micro franquias contam um time especializado e um modelo de negócio validado, o que diminui o risco de falência.
Outro benefício significativo é o contato mais próximo entre franqueadora e franqueado. Ao contrário das grandes empresas, nas quais, normalmente, o empreendedor tem um suporte mais genérico, na micro franquia ele recebe todo o apoio necessário para fazer o negócio decolar.
Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Não sabe no que empreender? Conheça a Franquia Santa Carga!