É comum quando você ouve falar em CNPJ, a primeira palavra que vem à cabeça é burocracia; Essa associação é bem comum, já que a formalização de uma empresa envolve alguns trâmites com o governo.
Mas esse CPF empresarial não precisa ser sinônimo de problemas na sua vida. Na verdade, com um CNPJ seu negócio ganha uma estrutura mais, sólida. O CNPJ é importante para regulamentar parte das atividades perante as autoridades fiscais, como a Receita Federal.
Mas quais são os benefícios de ter um CPNJ? Confira abaixo:
1)Uma conta bancária empresarial:
As contas para pessoas jurídicas oferecem diversos benefícios. O primeiro é a facilidade para manter as contas pessoais e empresariais separadas, mantendo as cobranças e pagamentos do negócio no mesmo local.
Outra vantagem é a possibilidade de emitir boletos de cobrança e fazer contratos com adquirentes de cartão de crédito, para ofertar outras modalidades de pagamento aos clientes. Isso aumenta as oportunidades de negócio e ajuda a aumentar as vendas.
Além disso, com um CNPJ você consegue realizar empréstimos com juros muito mais baixos.
2) Emitir notas fiscais:
Com um CNPJ ativo, você consegue emitir notas fiscais de venda de produtos e de serviços para os seus clientes. Essa é uma medida importante para garantir o recolhimento das obrigações tributárias e evitar a sonegação.
Além disso, muitos clientes dão preferência para quem consegue emitir Nota Fiscal, então isso proporciona mais chances de conseguir fechar negócios.
3) Acessos prioritários para sua empresa:
Existem diversos serviços que contam com pacotes específicos para empresas. Condições especiais, como telefonia, linhas de crédito em instituições financeiras e dentre outros benefícios.
As compras com CNPJ, principalmente em quantidade, permitem maior poder de negociação, já que é comum que os fornecedores procurem parcerias comerciais de longo prazo. Desse modo, a regularização do negócio pode trazer diversos benefícios financeiros.
4) Profissionalização do seu serviço:
Ao oferecer seus serviços para os clientes, apresenta uma empresa devidamente regularizada trará impactos para a imagem profissional. Isso demonstrará a seriedade do negócio, já que o registro do CNPJ envolve alguns trâmites burocráticos.
A empresa conta com registros próprios para avaliação de crédito e apresenta uma imagem que não se vincula a apenas uma pessoa. Tudo isso traz mais confiança para os clientes, melhorando a visão que o público terá sobre o seu negócio.
5) Regularização do seu negócio:
É mais difícil comprovar a atividade econômica e a renda para ter acesso a crédito e outras facilidades, além de existir o risco de cometer irregularidades fiscais ou o descumprimento de normas referentes a licenças.
Assim, um dos benefícios do CNPJ é garantir que a sua atividade está regularizada, atendendo às leis e regulamentos municipais, estaduais e federais. Sem dúvidas, isso trará mais segurança para o seu dia a dia.
Como retirar o meu CPNJ?
Para virar MEI, basta fazer um cadastro bem fácil no Portal do Empreendedor. Em poucos minutos, você consegue o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).