Todos nós sabemos que uma base sólida de clientes é o que garante o faturamento da empresa ou de uma franquia. Por isso, fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos leads e prospectar mais vendas. Porém, muitos empreendedores usam as técnicas erradas e acabam perdendo clientes em saber como recuperá-los. Por isso, selecionamos quatro técnicas para aumentar a sua cartela de clientes e fidelizá-los a sua empresa ou franquia.
Confira abaixo:
1) Conheça o seu público:
![Quatro técnicas para aumentar a sua cartela de clientes](http://santacarga.com.br/wp-content/uploads/2022/03/broker-and-clients-discussing-blueprint-1024x683.jpg)
Esse é o tópico mais importante. Muitas empresas acabam não dando certo porque não há um estudo e um marketing voltado para o público alvo. Sem essas informações, é impossível direcionar as estratégias para cativar a audiência. Nada adianta ter uma lista de contatos se eles não estiverem interessados nos produtos da sua empresa.
É necessário que você pesquise onde está a sua audiência e de que maneira você vai impactá-la ao anunciar os seus produtos ou serviços. Uma forma interessante de conhecer o seu público e entender como direcionar a sua comunicação é através do funil de vendas.
2) Analise o seu catálogo de produtos/serviços:
![Analisar o catálogo de produtos - técnicas para aumentar a cartela de clientes](http://santacarga.com.br/wp-content/uploads/2022/03/analisando.jpg)
Produtos novos ou um aprimoramento do que já é oferecido podem ajudar a atrair um público-alvo diferente. Assim, vale fazer uma pesquisa de mercado para auxiliar nas estratégias de expansão do portfólio. As informações obtidas nesse processo podem ser usadas como vantagem competitiva.
Quando a organização sabe o que o cliente procura, pode diversificar os negócios e partir para outros nichos. Quanto mais informações tiver sobre os consumidores, maiores serão as chances de ter um bom relacionamento com eles e, consequentemente, planejar melhorias adequadas.
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3) Tenha sempre um cadastro de clientes organizado:
![Entenda o cenário economico - empreender em 2022](http://santacarga.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Como-criar-um-calendario-editorial-5-1024x576.jpg)
Ao organizar as informações, fica mais fácil identificar onde estão as dificuldades e como melhorar. Assim, é possível atuar tanto na fidelização dos consumidores atuais quanto no processo de conquistar novos consumidores — e isso é feito a partir da identificação de oportunidades e riscos.
Existem ferramentas que permitem monitorar e gerenciar continuamente as preferências e as necessidades do cliente, bem como sua trajetória na empresa. Com isso, além de maior precisão e confiança na geração da base de dados, será mais fácil mantê-la atualizada e com boa qualidade.
4) Analise cada passo da sua estratégia de vendas:
![Técnicas para aumentar a sua cartela de clientes](http://santacarga.com.br/wp-content/uploads/2021/04/child-holding-yellow-dollar-sign-1-1024x683.jpg)
Quando a empresa tem em mãos uma base de clientes organizada (que inclua informações que permitam entender o universo desse comprador), pode se colocar no lugar deles e entender o que eles esperam. Assim, as estratégias podem ser direcionadas para atender cada caso.
Vale lembrar, ainda, fundamental manter o foco para saber onde aplicar esforços. Um bom canal de informações, por exemplo, garante que a organização saiba a quem recorrer quando necessário — os dados permitem identificar onde houve um problema ou o que está motivando a perda da clientela.
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Quer saber mais sobre técnicas de vendas e como conquistar clientes? Assista o nosso vídeo feito pela diretora comercial da Santa Carga, Silze Kelly.
Confira: