Todos nós sabemos que uma base sólida de clientes é o que garante o faturamento da empresa ou de uma franquia. Por isso, fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos leads e prospectar mais vendas. Porém, muitos empreendedores usam as técnicas erradas e acabam perdendo clientes em saber como recuperá-los. Por isso, selecionamos quatro técnicas para aumentar a sua cartela de clientes e fidelizá-los a sua empresa ou franquia.
Confira abaixo:
1) Conheça o seu público:
Esse é o tópico mais importante. Muitas empresas acabam não dando certo porque não há um estudo e um marketing voltado para o público alvo. Sem essas informações, é impossível direcionar as estratégias para cativar a audiência. Nada adianta ter uma lista de contatos se eles não estiverem interessados nos produtos da sua empresa.
É necessário que você pesquise onde está a sua audiência e de que maneira você vai impactá-la ao anunciar os seus produtos ou serviços. Uma forma interessante de conhecer o seu público e entender como direcionar a sua comunicação é através do funil de vendas.
2) Analise o seu catálogo de produtos/serviços:
Produtos novos ou um aprimoramento do que já é oferecido podem ajudar a atrair um público-alvo diferente. Assim, vale fazer uma pesquisa de mercado para auxiliar nas estratégias de expansão do portfólio. As informações obtidas nesse processo podem ser usadas como vantagem competitiva.
Quando a organização sabe o que o cliente procura, pode diversificar os negócios e partir para outros nichos. Quanto mais informações tiver sobre os consumidores, maiores serão as chances de ter um bom relacionamento com eles e, consequentemente, planejar melhorias adequadas.
3) Tenha sempre um cadastro de clientes organizado:
Ao organizar as informações, fica mais fácil identificar onde estão as dificuldades e como melhorar. Assim, é possível atuar tanto na fidelização dos consumidores atuais quanto no processo de conquistar novos consumidores — e isso é feito a partir da identificação de oportunidades e riscos.
Existem ferramentas que permitem monitorar e gerenciar continuamente as preferências e as necessidades do cliente, bem como sua trajetória na empresa. Com isso, além de maior precisão e confiança na geração da base de dados, será mais fácil mantê-la atualizada e com boa qualidade.
4) Analise cada passo da sua estratégia de vendas:
Quando a empresa tem em mãos uma base de clientes organizada (que inclua informações que permitam entender o universo desse comprador), pode se colocar no lugar deles e entender o que eles esperam. Assim, as estratégias podem ser direcionadas para atender cada caso.
Vale lembrar, ainda, fundamental manter o foco para saber onde aplicar esforços. Um bom canal de informações, por exemplo, garante que a organização saiba a quem recorrer quando necessário — os dados permitem identificar onde houve um problema ou o que está motivando a perda da clientela.
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Quer saber mais sobre técnicas de vendas e como conquistar clientes? Assista o nosso vídeo feito pela diretora comercial da Santa Carga, Silze Kelly.
Confira: