É bem provável que você já tenha ouvido falar em Matriz SWOT. Mas em matriz SWOT cruzada? Conhece esse termo? A Matriz Swot tem como objetivo identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do negócio.
A matriz SWOT cruzada define estratégias para colocar em prática após a identificação de fatores internos e externos que influenciam no desempenho da empresa. Enquanto a SWOT é mais focada em fazer um diagnóstico da situação atual da empresa, a TOWS (SWOT cruzada) tem apelo mais prático e serve para definir um plano de ação.
A TOWS se pauta em dados, logo, favorece as tomadas de decisão e a definição de metas e objetivos realistas, tornando a gestão do negócio mais qualificada. A matriz de SWOT pode beneficiar o seu negócio e trazer insights que podem ajudar no processo de vendas.
Mas como aplicar na sua empresa?
O segredo está em entender que na matriz SWOT é fazer uma análise de como as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças da sua empresa influenciam umas às outras.
Ao fazer o cruzamento desses fatores internos e externos, chega-se a um plano de ação personalizado e com estratégias mais executáveis.
Para que a análise SWOT seja bem sucedida, a primeira coisa que você deve fazer é identificar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
Forças:
Elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.
Por exemplo: um hotel que tem uma excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso pode considerar isso como forças.
Fraquezas:
De forma análoga, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.
Imagine por exemplo uma fábrica de alimentos que se encontra distante da sua rede de distribuição e precisa gastar um preço elevado com transporte, ou uma companhia de voo com aeronaves antigas que precisa fazer a manutenção recorrente dos seus aviões.
Nesses dois exemplos a empresa tem controle sobre essas fraquezas e pode tentar mudar isso de alguma forma, mesmo que seja algo muito caro.
Oportunidades:
Sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade. Imagine por exemplo um hotel próximo a um grande evento na cidade como Carnaval. Isso pode ser uma boa oportunidade para aumentar o lucro.
Ameaças:
Todos os elementos que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio.
No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças.
A matriz SWOT pode ser uma grande analise sobre o seu negócio, além de te ajudar a entender o que pode se tornar uma grande estratégia de vendas para aumentar o fluxo de clientes. O que achou da Matriz Swot? Já montou a sua?
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