Em dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franquias), as micro franquias estão na lista dos investimentos mais procurados para começar um negócio.
A faixa mais procurada de valor de investimento foi entre 20 e 40 mil, com 26,9%. A região Sudeste é a que mais busca franquias, com São Paulo liderando (28,4%), seguido do Rio de Janeiro (8,8%) e Minas Gerais em terceiro (8,8%). Uma das tendências observadas pelo estudo foi a inauguração de novas unidades em cidades do interior, onde custos com aluguel, marketing e mão de obra são menores em comparação às capitais.
Somente no segundo trimestre de 2022, o setor de franquias faturou R$ 48 bilhões, um aumento de 16,8% comparado ao mesmo período no ano passado. O faturamento acumulado dos últimos 12 meses foi de R$ 195 bilhões, cerca de 9,2% a mais que 2021.
De acordo com central do franqueado, os serviços de franquia e micro franquia mais procurados são: alimentação, com 37,3%, seguido pelo de serviços e tecnologia, com 26,8%. O setor de beleza e bem-estar ficou em terceiro com 17,6%. O setores mais afetados pela pandemia de covid-19, como o de Hotelaria e Turismo, começaram a se recuperar com o faturamento disparando quase 500% em relação ao período mais crítico da pandemia.
A região Nordeste do Brasil também se destaca, onde o número de unidades franqueadas teve um aumento de 8% em relação a 2020. Além disso, a região apresenta uma ótima recuperação pós-pandemia, saltando de R$ 9 bilhões para R$ 12 bilhões em seu faturamento.
Mas por que empreender numa micro franquia?

Com uma faixa de baixo investimento, você pode ter um retorno financeiro quase que imediato, já que o modelo de negócio oferecido pela franquia já é pesquisado e validado por especialistas - tirando a necessidade de montar uma ideia do zero, organizar um estoque e ter a liberdade de trabalhar de casa, agendando o seu horário de trabalho.,
André Friedheim, presidente a ABF, disse que os dados positivos reforçam a maturidade do setor de franquias no Brasil. Segundo ele, mesmo enfrentando os impactos da pandemia e novos desafios, o setor segue resistindo e avança em sua recuperação.
"O forte retorno presencial apoiado pela vacinação e a demanda reprimida foram alavancas importantes, mas o franchising está fazendo sua parte para que o crescimento seja sustentável e consistente", afima Friedheim.
Quais são as tendências para 2023:

Pagamentos no meio digital = a consolidação do PIX e das carteiras digitais permitem que as pessoas realizem pagamentos através do celular ou do smartwatch através do NFC;
Micro franquias home based = neste tipo de formato, como o oferecido pela Santa Carga, toda a operação do franqueado é feita remotamente. Após a pandemia, investir nesse modelo traz autonomia de gestão e facilita o ambiente de atuação;
Tecnologia = automatizar e otimizar processos facilitam a gestão do negócio, sendo um diferencial da empresa diante os concorrentes. O uso de plataforma online pode ser um aliado para a expansão e crescimento da rede.
Por que a Franquia Santa Carga é a melhor opção para empreender?
Através do nosso modelo de negócio (valiado pela ABF), você pode ter liberdade empreendedora para gerenciar o seu tempo. Além de contar com um time especializado de marketing estratégico e de suporte para te auxiliar e te ensinar a prospectar anunciantes.
Por conta do nosso modelo de negócio, a Santa Carga já possui mais de 280 pontos ativos pelo Brasil e já mudou a rotina novos empreendedores pelo Brasil.
Confira o depoimento da franqueada Natalia Sampaio que largou o emprego regular para empreender:
Conheça a franquia Santa Carga.